Em recente conversa com uma empreendedora apoiada pela Endeavor que atua no ramo de semi-joias, esse assunto foi bastante explorado e realmente a realização de constantes liquidações pode ter um impacto bem negativo na marca. No caso dela, por exemplo, como justificar que a mesma pedra vale metade do preço de dois meses atrás?
Uma ótima opção que surgiu há pouco tempo para quem atua no mercado de luxo (principalmente roupas, calçados e joias) são os clubes privados de compra na internet. Em linguajar simples (e não fashion) esses clubes são responsáveis por queimar os estoques de marcas conhecidas sem que isso prejudique a sua imagem. Melhor ainda: sem que quase ninguém fique sabendo, já que na maioria deles, o consumidor precisa ser convidado por um membro para fazer parte do clube. São verdadeiros outlets virtuais e meio “secretos”. Cada vez mais esses clubes estão explorando produtos além daqueles “fashion”. Já vi produtos sendo vendidos em várias categorias além de moda: esporte, lar, cuidado pessoal, etc. Os principais clubes no Brasil são: Brands Club, Coquelux, Superexclusivo e Privalia. Há também sites e blogs como o e-closet. Abaixo, uma breve descrição de cada um dos clubes:
Brands Club: é o mais conhecido dos clubes de compra. Nesse site é possível encontrar marcas nacionais e internacionais com descontos de até 70%. As marcas escolhidas são geralmente para um público com alto poder aquisitivo e, com os descontos, é possível encontrar peças por ótimos preços. No Brands Club as promoções ocorrem conforme o brandsday, que é um prazo de, geralmente, mais ou menos 5 dias, em que algumas marcas ficam disponíveis para compra.
Coquelux: se posiciona como o mais sofisticado dentre os clubes. Se preocupam em vender não só peças de grifes famosas, mas também elegantes e refinadas.
Superexclusivo: Conhecido por ser o clube mais difícil de se conseguir entrar, o Superexclusivo não tem muita regra em relação ao número de promoções vigentes. Normalmente os descontos não são tão agressivos como os outros clubes
Privalia: de origem espanhola, é o mais popular e pioneiro no assunto. Não é preciso ser convidado para entrar.
Agora é entrar em contato com as equipes de cada clube e disponibilizar sua marca lá! Bom trabalho!!!!
Este post foi escrito por Leticia Queiroz, da área de busca e seleção de empreendedores do Instituto Endeavor
F: papodeempreendedor.
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