Pular para o conteúdo principal

Autoconhecimento e Autodesenvolvimento

Se conhecer para evoluir, muito importante isso.
--
Autoconhecimento – Todos os indivíduos precisam saber o que querem de verdade e aonde desejam chegar e entender quais são seus motivos para viver, trabalhar, vender, etc. Essas respostas só poderão ser obtidas através de um diálogo interno. Mas por que tantas pessoas não conseguem obtê-las? É simples: elas não conversam consigo mesmas, vivem com suas mentes ocupadas o tempo todo e não ouvem a própria voz interior nem se perguntam, ou não se permitem responder sinceramente, o que querem para suas vidas, o que gostam de fazer efetivamente e por que estão realizando suas atividades atualmente.

O autoconhecimento é fundamental para quem deseja despertar seu verdadeiro potencial motivacional. No entanto, poucos indivíduos dão importância a isso. Segundo uma pesquisa realizada pela BSP Career, somente 37% dos entrevistados que ganham até 5 mil reais conhecem seus pontos fortes e fracos, enquanto 66% dos que recebem mais de 10 mil reais afirmam conhecer esses pontos de sua personalidade. Esse estudo, feito com mais de 350 executivos, mostrou que os profissionais que ganham mais dão maior atenção ao autoconhecimento. Isso mostra que, se você quer se conhecer melhor, despertar seu verdadeiro potencial motivacional e ainda aumentar seus rendimentos, deve investir em autoconhecimento, pois uma coisa é consequência da outra. Além desses benefícios, diversos especialistas apontam que o autoconhecimento ajuda a crescer, ter melhores relacionamentos com os outros e, principalmente, confiar muito mais em si próprio. E quem faz isso acredita que pode, sim, conquistar o que deseja.

Autodesenvolvimento – A partir do momento que você passar a se conhecer, saberá no que é bom e em que precisa melhorar para chegar aonde deseja. Então, se investiu um tempo em seu autodesenvolvimento e descobriu que quer ser o melhor vendedor da empresa ou um gerente de vendas, liste seus pontos fortes e fracos para atingir esse resultado. Afinal, não basta se conhecer, é preciso identificar o que deve ser melhorado. Portanto, faça uma autoavaliação para reconhecer seus recursos, capacidades e limitações e invista no aprimoramento deles. Não espere que seu gerente venha até você exigir melhorias em uma determinada área. Segundo Jim Collins, autor do livro Good to great, uma das principais características dos profissionais de alta performance é que eles não precisam ser liderados. “Existe, é claro, a necessidade de que sejam orientados e geridos. Mas ninguém os pega pelas mãos e lhes diz exatamente o que têm de fazer”, revela Collins.

Então, surpreenda a si mesmo, busque seu desenvolvimento constante e faça um acompanhamento de sua evolução. Assim, você certamente irá perceber que, quanto mais se preparar, melhor será seu desempenho, sem ficar na dependência de alguém ou de alguma coisa. Já imaginou toda essa liberdade? Pois você a tem, basta usá-la!

Parte do texto: Motiva Eu!
Karen Jardzwsk. Editora da revista Motivação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.