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Twitter vai vender seguidores

Por mais que a ideia central do Twitter seja contar "o que está acontecendo", de nada vai adiantar se você não tiver pessoas para quem contar isso. Mas a falta de seguidores pode deixar de ser um obstáculo no microblog, que passará a vender followers – em mais uma tentativa de gerar lucro.

A ideia foi repercutida no blog All Things Digital, do The Wall Street Journal e, segundo Peter Kafka, que assina o post, fontes afirmam que o Twitter discute a possibilidade de se comercializar seguidores, a fim de promover perfis que pagassem pelo serviço.

Ainda não há um nome para a novidade, mas já se tem uma ideia aproximada de como ela funcionaria. Os usuários dispostos a pagar teriam suas páginas destacadas para ganhar exposição. E é essa exposição que geraria mais seguidores ao perfil. Kafka diz que nem mesmo a companhia sabe ao certo se isso iria dar certo, mas já especula que o serviço poderia ser cobrado pela quantidade de seguidores adquiridos através dele.

E apesar de não confirmar a invenção, o Twitter não se preocupar em desmenti-la. "Eventualmente teremos tanto produtos patrocinados quanto comerciais. Os componentes desses dois tipos de produto ainda não foram determinados. Alguns estão sendo testados publicamente. Outros serão testados em breve. Alguns são apenas ideias que estamos levantando para ter um feedback", disse Sean Garrett, porta-voz do microblog.

Twitter ensina como ganhar dinheiro

Não é a primeira vez que o Twitter se empenha para ganhar dinheiro. O site já tem quatro anos de existência, mas somente em 2010 abriu as portas para a publicidade.

A primeira ação do site nesse sentido foi a criação do "Promoted Tweets". O serviço, que estreou em março, consiste na divulgação de marcas por meio de mensagens pagas.

Dentre os primeiros anunciantes que aderiram ao serviço estavam Best Buy, Red Bull, Sony, Starbucks e Virgin America.

A outra forma encontrada pelo microblog para colocar publicidade no site veio por meio dos Trending Topics – a lista de assuntos mais comentados. Essa iniciativa surgiu em junho e é ainda mais simples do que a anterior.

A ideia do "Promoted Tweets" é inserir tópicos pagos dentre os assuntos mais comentados no microblog, e o primeiro que saiu era sobre o lançamento do filme "Toy Story 3".

Com esse serviço, a marca explora uma das partes de maior sucesso no microblog. De lá saem assuntos que posteriormente acabam ganhando a mídia, como no caso do "Cala Boca Galvao" e "Cala Boca Tadeo Schmidt".

Redação Adnews

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