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Mídia brasileira cresce e fatura R$ 9,8 bilhões

O Brasil faturou cerca de R$ 9,8 bilhões com publicidade nos primeiros cinco meses de 2010. Os dados, apresentados pelo Projeto Inter-Meios nesta terça-feira (27), demonstram que o setor cresceu 27,25% em faturamento na comparação com o mesmo período em 2009. A pesquisa é feita pelo Grupo M&M com base em informações dos próprios veículos e por meio de auditoria da PricewaterhouseCoopers.

Embalada pela Copa do Mundo, a TV se destacou ao registrar 63,66% de share (participação no bolo publicitário) entre janeiro e maio. O meio teve alta de 34,76%, com faturamento acumulado de R$ 6,3 bilhões. Em valores, o segundo lugar foi do jornal, com R$ 1,3 bilhão.

Em termos de crescimento, a internet foi a que mais se aproximou da televisão. Os investimentos publicitários em web subiram 34,05% em relação ao ano passado, com faturamento em torno de R$ 414,3 milhões. Já o pior desempenho foi marcado pela categoria Guias e listas, que apresentou decréscimo de 8,69% e valor acumulado de R$ 126,8 milhões.

Maio

A pesquisa também mostra que, em maio, a televisão foi forte mas não bateu o cinema em crescimento. Há um mês da Copa, a TV aberta cresceu 40,04% na comparação anual, com 65,09% de participação na publicidade nacional. No mesmo mês, as telonas viram subir em 64,79% o seu faturamento, mesmo que a participação no bolo tenha sido de apenas 0,39% - a mais baixa dentre os meios.

A internet também não se destacou tanto em maio e representou apenas 3,91% do total. O crescimento do meio ficou em 35,08%.

Em termos gerais, maio foi um bom mês para a publicidade no Brasil. O setor apresentou crescimento de 31,68% em relação ao mesmo mês de 2009.

Veja o ranking de investimento de janeiro a maio:

Meio Flutuação Valor investido
TV 34,76% R$ 6,3 bilhões
Internet 34,05% R$ 414,3 milhões
TV por assinatura 33,17% R$ 340,5 milhões
Mídia exterior 19,70% R$ 297 milhões
Revista 18,74% R$ 658,7 milhões
Rádio 18,56% R$ 420 milhões
Cinema 14,08% R$ 30,5 milhões
Jornal 7,84% R$ 1,3 bilhão
Guias e listas -8,69% R$ 126,8 milhões
Total: R$ 9,8 bilhões

As informações são do M&M Online

Redação Adnews

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