Você está no supermercado e quer comprar uma granola. Saca o seu iPhone, aponta para o código de barras do produto e fica sabendo, num instante, que ele contém óleo de soja hidrogenado, xarope de milho e aspartame. Leia-se: alto teor de gorduras trans e açúcares. Rolando a tela, você descobre que a fábrica não tem política de reuso de água e a ética no ambiente de trabalho é conversa. No fim das contas, a granola ganha nota 3,8. Não, isso não é uma cena de versão ecológica dos Jetsons, é o presente: o site de pesquisa GoodGuide organiza informações de 75 mil produtos e suas companhias e os classifica com notas de 0 a 10, avaliados por suas performance em saúde, meio ambiente e sociedade. A iniciativa é do professor Dara O’Rourke, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que num belo dia de sol resolveu investigar os componentes do filtro solar que espalhava na pele de sua filha. Encontrou substâncias cancerígenas e começou a levar o assunto a sério. O GoodGuide faz parte de uma onda irreversível e em crescimento: o da transparência, com blogs, Twitter, websites e redes sociais sendo difusores de informação que ajudam o consumidor medir o impacto de suas compras e a discernir o verde do falso verde.
Fonte: Revista Vida Simples – Julho 2010 – Edição 94 – pág. 13
F: Reprint
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