Pular para o conteúdo principal

Web 2.0 - Trabalho na Nuvem

Seu trabalho vai para a nuvem. Se é que já não foi. Esta nuvem, logicamente, não é real. Segundo a Wikipedia, o termo nuvem é usado como uma metáfora para a internet, derivado da forma como é representada em diagramas de redes de computadores, e é uma abstração de sua complexa estrutura.

Quando o seu trabalho vai para a nuvem, o céu é o limite. O conceito baseia-se na idéia de que softwares, plataformas e infraestruturas podem ser vendidas e utilizadas como serviços. Assim, você não precisa comprar um processador de texto ou uma planilha - você pode utilizar estas aplicações diretamente na Internet, onde ficam também seus arquivos. Existem inúmeras empresas que oferecem este serviço - algumas sem cobrar nada por isso, como a Google faz com sua suite de aplicativos Google Docs.

A mesma regra vale para empresas, que podem alugar data centers remotos e levar todo o seu servidor para a rede. Tanto para o usuário doméstico quanto para as empresas, os benefícios são muitos. Além do mais óbvio - acessar seus dados a partir de qualquer lugar com uma conexão à Internet - você passa a contar com estruturas de segurança, backup e recuperação que muitas vezes têm custos proibitivos. Além disto, todas as dores de cabeça (e custos) com instalação, implementação e manutenção simplesmente deixam de existir.

As redes colaborativas também deram sua contribuição para a migração do escritório para o ‘cyberespaço’. Isso mesmo, você leu certo, redes sociais. Até bem pouco encaradas como diários para que adolescentes exibicionistas compartilhassem alegrias e angústias com seus colegas, as redes sociais ganham importância cada vez maior no relacionamento online corporativo. E por quê? Bom, porque pessoas são pessoas. E interação sempre foi nosso barato - mesmo antes da Internet, antes da escrita, antes da fala.

Seres humanos precisam de outros seres humanos. E muito pouco diferencia o relacionamento entre colegas de escola e o relacionamento entre colaboradores de uma multinacional. Gente é gente, relacionamento é relacionamento. Facebook não serve só para passar o tempo. Existe sim vida corporativa no Orkut - basta pesquisar. Você ainda pode montar sua própria rede colaborativa - a Net está cheia destas ferramentas, basta procurar.

Por que não utilizar uma rede colaborativa customizada para estimular a comunicação entre seus colaboradores e organizar seu fluxo de trabalho? Alie isso aos serviços na nuvem (softwares, plataformas), e seu trabalho poderá lhe acompanhar onde quer que você vá. Ou onde quer que você fique.

Por Pablo Caldas, Diretor da Full Haus (agência de marketing com foco em criação, campanhas e websites)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.