Pular para o conteúdo principal

Comércio justo no e-commerce do Walmart

Nesta terça-feira 1º, o e-commerce do Walmart acrescentou alguns itens nas prateleiras virtuais. Graças a uma parceria entre a rede de varejistas e a empresa social Solidarium, novas peças de decoração para casa, cozinha e escritório, com design totalmente arrojado e, principalmente, sustentável e de comércio justo, estão à venda no chamado E- Solidário.

"Na realidade é uma loja dentro de outra loja", explicou Flávio Dias, diretor de e-commerce do Walmart. No endereço, os consumidores encontrarão produtos que foram feitos artesanalmente por comunidades carentes. O objetivo da Solidarium é promover o acesso ao mercado para micro e pequenos produtores localizados em comunidades de baixa renda em todo o Brasil.

Carlos Fernandes, vice-presidente administrativo do Walmart, afirmou que é importante que as pessoas associem a marca da rede varejista à sustentabilidade, já que essa vem sendo a principal estratégia da empresa. Além de promover a sacola retornável, desconto para consumidores que não levarem seus produtos em sacolas plásticas, lojas ecoeficientes, o novo canal no e-commerce pretende mostrar aos consumidores que "a atual missão do Walmart é viver por menos para que pessoas vivam melhor".

Tiago Dalvi, representante da Solidarium explica que nada disso é filantropia - resume-se ao comércio justo, "onde produtores passam a ter acesso ao mercado e os consumidores devem comprar porque acharam o produto bonito, diferente". Devido à produção ser em pequena escala, é impossível colocar tantos produtos a venda nas mais de 440 lojas espalhadas pelo País - por isso a venda será feita pela internet.

Dalvi conta que a Solidarium está trabalhando em uma novidade que deve entrar no site logo, a Trilha do Produto. Lá, o consumidor poderá acompanhar qual é o material usado para fazer determinado objeto, de onde vem, qual comunidade faz, quanto custa para produzir, a quanto ele é vendido. "É como se fosse uma tabela nutricional do produto", acresenta Dalvi.

Toda a comunicação, para tornar público o novo e-commerce do Walmart, será feita pela internet, no próprio portal da empresa, e-mail marketing, em blogs parceiros e principalmente nas mídias sociais como Twitter, Orkut e Facebook.

F: Proxxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.