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O momento de escolher um parceiro em branding

Sabemos que a força de uma marca está na avaliação positiva e na relação criada junto aos consumidores. A geração de confiança acontece exatamente quando esta marca consegue transmitir ao mercado e aos consumidores/shoppers todos os atributos que desejam. E quando se atinge este objetivo, podemos vislumbrar a lucratividade de uma empresa no longo prazo.
É possível identificar o que um shopper ou consumidor deseja a partir de uma pesquisa de mercado. Porém, como proporcionar isso a eles? E, para o futuro, como manter estes atributos? São muitos os questionamentos e, talvez, poucas as respostas.
Os serviços de branding têm exatamente este objetivo: fazer a gestão da marca e a construção da imagem junto ao consumidor e ao mercado. Trata-se de um processo longo, com inúmeras etapas. E tudo começa com um amplo diagnóstico da marca, que busca identificar toda a sua essência. Costumamos dizer que cada marca é como uma pessoa, que deve ter a sua personalidade própria, cuidadosamente criada e desenvolvida. Quando falamos em branding, estamos atuando na identificação das características desta marca e como ela deve se posicionar no mercado para despertar a atenção do consumidor, mostrar a sua personalidade e construir uma relação de longo prazo.
Atualmente, o valor da marca já faz parte dos balanços anuais de algumas empresas, tamanha a sua importância. Porém, muitas companhias ainda não dispõem internamente de conhecimentos e ferramentas para verificar o real valor de suas marcas e identificar, imparcialmente, os atributos necessários para aprimorar a relação com o consumidor. Mas, se há dentro da empresa a identificação da necessidade de se trabalhar a marca junto ao público-alvo, pode ser o momento de buscar um parceiro para desenvolver ações estratégicas e eficazes.
Antes de iniciar um processo de branding, no entanto, a empresa precisa estar muito aberta a ouvir opiniões diferentes. E muitos destes pontos-de-vista podem não ser tão animadores e positivos. De acordo com o momento da empresa e os objetivos, o parceiro escolhido pode sugerir pequenas ou grandes mudanças.
É preciso sempre estar ciente que a construção de uma marca não é feita simplesmente por meio de folheteria ou criação de um novo design para a logomarca. É muito mais complexo e estratégico. Por isso, o trabalho precisa ser conduzido de forma integrada, com boas ferramentas, metodologias específicas e processo. É preciso sempre reunir atributos como inteligência, criatividade e inovação. Além disso, é preciso ter certeza que o parceiro poderá assessorar a empresa em todo o processo, do início ao fim.

Por Leonardo Lanzetta, sócio e diretor executivo da DIA comunicação e diretor de imagem corporativa do POPAI Brasil

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