Pular para o conteúdo principal

Google TV chega para integrar de vez a TV e a internet

Plataforma aberta adiciona internet aos televisores e conta com parceiros como Intel, Sony e Logitech

A Google anunciou nesta quinta-feira, 20, a criação da Google TV, plataforma aberta que integra o acesso à internet à televisão. O Google TV é baseado no Android, sistema operacional de celular, e roda o Chrome, browser do próprio Google. No anúncio, feito durante a conferência anual de programadores do Google (I/O 2010) em San Francisco, EUA, o CEO da empresa, Eric Schmidt, comemorou o fato de ter fechado parcerias com nomes importantes da indústria de tecnologia e de TV como Sony, Intel e Logitech. A intenção é oferecer, por meio da Google TV, uma série de conteúdos da internet produzidos por fornecedores de serviços de TV, de internet, aplicações móveis e até mesmo conteúdos pessoais, ou seja, redes sociais.

É claro que a TV do Google prevê a oferta do conteúdo de vídeo (streaming e on demand) já existente em serviços como o YouTube. Mas dará acesso também a plataformas concorrentes como Netflix e Amazon Video On Demand. A aplicação de TV do Google usará um único dispositivo para uma única tela e permitirá, por exemplo, que o usuário encontre facilmente conteúdos nos canais de TV paga e TV aberta, no DVR (Digital Video Recorder) e na internet. Nesse equipamento, várias janelas poderão ser abertas simultaneamente, exatamente como se abrem vários aplicativos ao mesmo tempo nos PCs.

Como parceira desse projeto, a Sony já anunciou que deve lançar o "Sony Internet TV", primeiro aparelho a incorporar a plataforma Google TV. A expectativa é que os primeiros televisores cheguem ao mercado norte-americano até o final deste ano em duas linhas: aparelho de TV e set-top box com Blu-ray. A Logitech desenvolverá um dispositivo que integra a Google TV a quaisquer sistemas de home entertainment em HDTV.

Futuramente, a Logitech deve desenvolver também uma câmera HDTV e videochat para a Google TV. E, adicionalmente, a empresa deve criar opções de navegação e controle que transformam um smartphone em controle remoto avançado tanto para a Google TV quanto para sistemas de home entertainment. Finalmente, a Intel equipará os dispositivos da Sony e da Logitech com o processador IntelAtom CE4100.

F: Proxxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.