Pular para o conteúdo principal

Google perde ação para Rubens Barrichello

Decisão da Justiça de São Paulo aponta que a empresa terá de pagar R$ 1 mil por dia enquanto não tirar perfis fakes e comunidades que ofendam o piloto no Orkut

Rubens Barrichello ganhou uma ação contra o Google. Saiu no Diário Oficial de São Paulo nesta segunda-feira, 9, que o Tribunal de Justiça do Estado determinou que sejam removidos do Orkut os perfis que "se identificam falsamente como a pessoa notória de Rubens Barrichello", conforme está no documento. Também devem ser removidas do site as comunidades consideradas ofensivas pelo piloto. A pena? Multa diária de R$ 1 mil.

Outra decisão do Tribunal: indenização a título de danos morais na quantia de R$ 850 mil, atualizada desde o ajuizamento, mais juros de 1% ao mês desde a citação.

A ação, em primeira instância, correu na 15ª Vara Civel. A audiência ocorreu no dia 20 de outubro. Foi feita uma proposta de conciliação, que não foi aceita. O Google alegou que não tem responsabilidade pelo conteúdo criado por seus usuários no Orkut. A empresa também apresentou à juíza Daise Jacot o argumento de que Barrichello "se trata de personalidade notória cuja esfera de intimidade é limitada e está sujeito a manifestações críticas positivas ou negativas".

O Google argumentou ainda que "a tarefa de monitorar a internet é materialmente impossível, como atenta contra os primados constitucionais da liberdade de expressão e manifestação do pensamento".

Conforme a ação, os advogados de Barrichello - que tinham solicitado multa diária de R$ 10 mil, mais indenização por danos morais no valor de R$ 850 mil (equivalentes a R$ 50 mil para cada comunidade ou perfil fake) - notificaram o Google em 16 de junho de 2006 a respeito da existência desses perfis e grupos, pedindo a exclusão dessas páginas. Receberam uma resposta em 12 de julho do mesmo ano, na qual a empresa teria tentado se livrar da responsabilidade. Os advogados do piloto alegam que, por ser detentor da tecnologia e do espaço para proliferação das mensagens, o Google seria conivente "por omissão dos ilícitos praticados".

Palavras de Barrichello
O piloto, que prestou depoimento ao Tribunal de Justiça de São Paulo, afirmou que jamais autorizou a criação dessas comunidades e perfis e que vem sofrendo mais com as palavras de baixo calão. Disse também que não passa por esse tipo de problema no exterior, "pois lá fora existe um respeito muito especial em relação aos atletas". Lembrou ainda que desaprovava o personagem "Rubinho Pé-de-Chinelo", do Casseta & Planeta (Rede Globo). E contou que para acabar com o personagem resolveu confrontá-lo participando do programa.

Barrichello acrescentou que hoje segue somente o Twitter e informou que não moveu nenhuma ação de indenização contra a Globo.

F: proxxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.