Pular para o conteúdo principal

Oi enfrenta desafio para disseminar Oi Paggo

A facilidade e a segurança ao efetuar pagamentos por celular ou smartphone podem despertar a atenção do consumidor e se mostrar uma boa alternativa ao tradicional cartão de crédito. Essa é a grande aposta da Oi para promover o seu Oi Paggo. Com 153,67 milhões de usuários de telefonia móvel, o mercado brasileiro mostra ter espaço para o novo sistema, mas ainda é preciso superar algumas dificuldades.

Para isso, a Oi iniciou uma nova fase de investimentos em 21 municípios que possuem o serviço e tem grande parte da população como cliente da operadora para aumentar o número de estabelecimentos credenciados ao Oi Paggo. A intenção é reforçar a rede de atuação nos locais em que a presença das bandeiras de cartões de crédito tradicionais é limitada, como estabelecimentos de pequeno porte e profissionais liberais.

Em 2007, eram três mil estabelecimentos cadastrados somente no Rio de Janeiro. Atualmente, há 72 mil em todo país. Por outro lado, apenas 60 mil clientes usam o serviço ativamente, 200 mil estão cadastrados e 400 mil usam a ferramenta para pagar a conta do celular através do débito automático, ou para recarregar o celular pré-pago. Isso, numa base de clientes superior a 25 milhões de usuários.

Clientes gostam, mas aceitação no varejo é baixa
O maior problema para o cliente ativo é a área de cobertura do serviço, que ainda abrange poucos estabelecimentos. Por isso o foco nos 21 municípios que ficam no Norte, Nordeste e Sudeste. “Queremos trabalhar numa área definida e construir uma rede de aceitação adequada. O cliente adora o produto. A única restrição que ele tem ao produto é a baixa aceitação dos lojistas”, aponta Roberto Rittes, Diretor de Meios de Pagamento da Oi.

Além de convencer os lojistas das vantagens do serviço, o desafio de informar o consumidor sobre o funcionamento do Oi Paggo também é grande. “O nosso site, material de comunicação, panfletos mostraram como funciona. É menos aculturar e mais informar, porque na hora que ele entende, ele gosta”, afirma Rittes. A opção de recarga pelo próprio celular é o chamariz para os consumidores que, em sua maioria, tem até 34 anos e pertencem à classe C.

O serviço, por enquanto, é apenas para clientes da Oi, mas há viabilidade técnica para outras operadoras. “A grande maioria da classe C tem um cartão de crédito para um uso diferente das classes A e B. É para um uso muito específico durante o mês: a compra do supermercado, a compra de um bem durável. A gente quer, a médio prazo, transformar o Oi Paggo num cartão de uso mais freqüente. Nós já temos uma bela vantagem: o celular está sempre com ele”, conta o Diretor da Oi.

Inovação
Há dois anos, a Oi era pioneira ao apresentar o Oi Paggo. As ações de Marketing reforçavam o lançamento e focavam na modernidade, introduzindo no Brasil o conceito de mobile payment, praticado em países desenvolvidos, especialmente no Japão e nas Filipinas.

Até hoje, o sistema não tem registro de casos de fraude ou de clonagem e se apresenta mais seguro do que os cartões tradicionais, pois para concluir a transação o cliente precisa digitar uma senha pessoal a partir de seu próprio celular. Ainda há o controle de gastos que avisa por meio de mensagem, a cada compra, quanto a pessoa já gastou e quanto ainda possui de crédito. Há ainda vantagens como conforto e praticidade. “Posso mandar a farmácia entregar um remédio em casa para o meu filho e pagar de onde eu estiver”, informa Rittes.

O mobile payment espera despertar o interesse dos estabelecimentos comerciais por vantagens como a taxa de administração menor do que a praticada atualmente no mercado e a ausência do aluguel do terminal de pagamento (POS). Mesmo os lojistas que ainda não entendem o funcionamento do Oi Paggo demonstram interesse por perceberem o celular como uma tecnologia do futuro para efetuar pagamentos. “Ainda tem a variável financeira. O estabelecimento normalmente gosta da proposta que a gente faz, sem aluguel, com uma taxa baixa”, diz Rittes.

Fonte: Mundo marketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Cuidado com quem sabe tudo

Cuidado com as pessoas que têm todas as respostas.  As pessoas sábias têm algumas respostas, mas também conhecem suas limitações.  As palavras "não sei" não estão longe de seus lábios. Cuidado com as pessoas que nunca estão erradas.  Eles estão errados demais, eles simplesmente não sabem disso.  "Eu estava errado", é uma admissão importante.  Isso indica que você provavelmente está lidando com uma pessoa sábia e honesta que está aprendendo continuamente. Fonte:  Cuidado com quem sabe tudo

Estúdio de Tatoo Samsung

Para promover o novo celular Samsung Corby, a Samsung colocou nas ruas um estúdio de tatuagem itinerante. Como assim? Uma Kombi foi transformada em um estiloso estúdio de tatuagem para celulares. Marco Andrezzo e sua assistente Roberta Magro percorreram diversos locais no Rio e São Paulo. O processo para tatuar é o mesmo, mudando só a forma como é “tatuado” no celular. Você troca uma idéia com o tatuador, ele desenha no papel, passa pro computador e uma máquina de mais de 200 kg passava à laser os desenhos de Marco para a capa do celular. No site www.tatueseucelular.com.br você acompanha como foi toda essa viagem através de fotos e uma websérie com a presença de Jimmy do Matanza, Gabi , Lia , Guima e várias pessoas que fizeram a tatoo nas ruas. F: Simviral