Pular para o conteúdo principal

O que é Social Commerce?

Este tipo de comércio evoluiu muito com o crescimento das ferramentas da web 2.0. Mas por quê? Bom, as mídias sociais apareceram nos últimos anos como uma revolução não apenas da comunicação, mas da sociedade. Esse tipo de comércio se baseia na interação social para levar a uma venda, é a participação dos consumidores em novas vendas, trocas e no pós-venda.

A partir do momento que o internauta faz um comentário sobre o produto, deixa uma avaliação sobre o processo de compra e/ou ajuda outro usuário que quer comprar ou acabou de comprar um produto, está sendo feito a prática de social commerce.

A caracterização deste comércio social se da quando o usuário passa a fazer parte de todo o processo que envolve uma troca de valores. Este termo não surgiu com as mídias sociais, mas foi potencializado por elas e hoje é uma grande ferramenta muito utilizando dentro do marketing digital.

O que é Behavioral Commerce?

Este tipo de comércio utiliza o comportamento humano como arma para vender. Assim como o social commerce, este tipo de comércio não surgiu junto com as novas mídias, comércio eletrônico ou qualquer meio digital, existe desde que o ser humano começou a analisar o consumidor para adequar a sua venda. O behavioral commerce é, de forma simples, a analise e identificação do comportamento humano e usar o resultado disso para gerar uma venda.

Um exemplo dentro deste tipo de comércio é o utilizado hoje em dia pelas empresas de compra coletiva: As empresas perceberam que existem muitos consumidores que são envolvidos pela adrenalina e fazem as famosas compras por impulso. Analisando este comportamento humano bastante comum, as empresas perceberam que é possível oferecer um serviço que tem limite de tempo, promoção válida por 1 dia. Dependendo de que horas você tem acesso a oferta, você pode ter só algumas horas para decidir se vai aceitar o que lhe foi oferecido, sabendo que se não aproveitar o desconto, pode acabar nunca mais conseguindo ir naquele lugar.

E qual a diferença entre Social Commerce e Behavioral Commerce?

A grande diferença entre ambos é o que eles exploram. Enquanto o Social Commerce explora a interação social, troca de ideias, comentários, avaliações e usa isso a favor dos bons produtos, o Behavioral Commerce presta atenção nos comportamento humanos para identificar a melhor forma de vender para aquele segmento. Enquanto uma utiliza um número maior de informações para vender a outra estratégia utiliza uma lógica mais impulsiva.

F: Midiatismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.