Pular para o conteúdo principal

E o Kazaa voltou menos rebelde e mais Napster

E o Kazaa voltou a dar o ar da graça na web. Um dos maiores ícones da história musical de download P2p, o serviço desenvolvido pelo sueco Niklas Zennstrom e pelo dinamarquês Janus Friis confirmou o seu retorno com um mesmo fim, mas com um outro comportamento.

Sem data oficial para o lançamento de seu novo site, Kazaa garante seguir as leis de direitos autorais. Ou seja, de vilão tornou-se o novo aliado das gravadoras. A ferramenta musical começa a funcionar nesta semana – em fase Beta (experimental) – e com uma característica peculiar de boas startups, como o Spotify e Hulu: restrito.

Kazaa será voltado apenas e exclusivamente ao público norte-americano. A idéia partiu da Brilliant Digital Entertainment, que detém os direitos do serviço musical e faz uma política do mais do mesmo quando se trata de músicas na web: serviço de assinatura que oferece música e toques de celular com artistas de grandes gravadoras, como EMI e Warner.

Kazaa trilha o mesmo caminho de nichos como o seu e não traz nenhuma novidade. Logo, não acredito no projeto. Empresas como a Brilliant devem saber que música não é um cunho musical de exclusividade na internet. Serviços restritos e pagos devem ser sinônimos de conteúdos exclusivos.

Por isso que sou a favor de modelos híbridos, um mix de conteúdo pago e aberto, como o jornal norte-americano Wall Street Journal faz: é voltado a um público específico que só vai ter a informação que quer neste ambiente. O mesmo acontece com o Hulu. Quanto mais específico, melhor.

Kazaa dá murro em ponta de faca. Last.fm e Blip.fm estão aí para contar a história. Kazaa só mostra que volta menos rebelde e mais Napster.

derepente.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.