Pular para o conteúdo principal

Você quer ter funcionários ou fãs?

Existe algumas correntes que falam sobre as etapas onde uma pessoa passa de funcionário à colaborador, sendo que a palavra colaborador as vezes passa uma falsa imagem que esse funcionário faz parte de algo maior, que esta introduzido no seio da empresa e que se tudo que for feito como a empresa quer, o futuro será azul com bolinhas brancas, quando na verdade o que esta em jogo é apenas a relação comercial do dinheiro (nada contra o bom e velho capitalismo declarado) mas os tempos mudaram e hoje as empresas precisam de fãs.
Não estou falando de fãs enlouquecidos que vão ficar maravilhados cada vez que verem um comercial da empresa na TV ou forem em um lançamento de um produto.
Mas sim de fãs que vão dentro do limite consumir e recomendar os produtos da empresa, aonde trabalham.
Uma pergunta básica que deve ser feita a todo funcionário “Você consome os produtos que você fábrica ou vende” mas essa não é a principal... a principal é a que vem depois “Por que?”
Estamos falando de uma gama grande de produtos ou serviços porem temos duas visões macros que vão se dividir em outras.

A primeira.

O produto é de alto valor agregado... ok.
Então é papel da empresa dar uma forma de subsidio para seus colaboradores poder consumir o produto, consórcio, premiação, incentivos, day use ...
Os caminhos são muitos e com possibilidades diversas, mas o fato que somente depois dessa experiência e que de fato essas pessoas vão poder falar com propriedade do que vendem ou fabricam.

A segunda

Simplesmente não consomem porque não querem.
Minha experiência em comunicação deixa claro que fica muito mais difícil você comprar ou vender algo que você não consome.
O que acontece é a terceirarão da culpa. “ A as pessoas não compram” “ o mercado não aceita” Se nem o funcionário consome, porque ele acha que as pessoas que o rodeiam consomem, ou a sociedade tem que consumir.

Um funcionário que consome os produtos da sua empresa é como se fosse um “investidor velado”.
Pensem no efeitos cascata que uma simples decisão como essa pode fazer nas empresas. Vamos pensar em segmentos como serviços, bens de consumo, bens duráveis, ...

É claro que um texto como esse pode trazer a falsa noção de imposição e autoridade, mas pense se não faz sentido trabalhar em prol de algo em que se realmente acredita.

É bem possível que todos se beneficiem  com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.