Pular para o conteúdo principal

Google vai pagar usuários para monitorar navegação na web


A empresa está oferecendo até US$25 aos voluntários que permitirem o rastreamento de navegação no Chrome usando a extensão chamada Screenwise.

Em meio às preocupações com as novas políticas de privacidade da Google, a empresa está enfrentando críticas por oferecer vale-presentes da Amazon aos usuários que permitirem o rastreamento da navegação na web, via o navegador Chrome, usando um programa chamado Screenwise.
O software foi lançado “no começo do ano”, mas a promoção só foi iniciada na noite de ontem (8/02), em uma postagem no blog Search Engine Land.
A gigante das buscas está pedindo que os internautas instalem a extensão no navegador para compartilhar todas as atividades realizadas na Web. Em troca a empresa oferece inicialmente um vale-presente de 5 dólares na Amazon.com. A cada três meses de monitoramento, os internautas receberão mais 5 dólares de crédito na loja virtual, que não é parceira da Google nesse caso. Cada usuário poderá chegar a ganhar 25 dólares ao longo do tempo.
Os internautas precisam ser maiores de 13 anos e os menores de idade, terão que apresentar consentimento expresso dos pais para participar. A extensão de monitoramento pode ser desativada a qualquer momento, permitindo que os internautas “fechem a cortina” para a Google e voltem a navegar com mais privacidade.
A empresa afirmou que os dados de navegação irão “ajudar no desenvolvimento dos produtos e serviços da Google e também melhorar a experiência de navegação na internet, para todos”. Mas companhia não especificou exatamente como usará as informações para atingir essas metas. Um porta-voz da Google declarou que como muitas outras empresas de internet e mídia, e companhia promove pesquisas para servir melhor seus usuários, entendendo mais sobre como os internautas utilizam a mídia, na web e em todo lugar”.
De acordo com entidades como o Electronic Privacy Information Center, o novo programa da Google permite à empresa controlar o comportamento do usuário de um forma muito mais detalhada do que já faz. Monitora não só os sites vizualizados , mas também a forma como são usados. Regista os cliques do mouse, e até seus movimentos.
Entretanto, advogados especializados em privacidade viram benefícios no programa da Google, principalmente por ser algo optativo. Diretores doConsumer Privacy Project do Center for Democracy and Technology, dos EUA, receberam de bom grado a abordagem da empresa.
Os advogados disseram ver um sinal positivo no que a Google está fazendo, já que o programa dá ao usuário a liberdade de participar ou não da pesquisa. Mas não escondem a preocupação de de a Google possa criar perfis detalhados sobre cada internauta que participe do programa. “Eles estão pedindo que você levante o capô. É bom que eles digam que isso é algo que cabe ao internauta escolher”.
(Cameron Scott)
VIa: IDG Now

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.