Pular para o conteúdo principal

Kodak pediu concordata


A cada dia vemos empresas nascerem no nada e gigantes que acabam indo para o nada. Essa semana recebi a noticia que a Kodak uma gigante do mundo da fotografia entrou em concordata. Ual!
Veja meu pai não é fotografo profissional mas gosta muito de fotografar, então desde pequeno cresci em meio aos negativos e o hábito de sempre comprar, revelar e buscar filmes. Um clico vicioso que nunca parecia ter fim. Até que em 1999 fui apresentado a Mavica, uma câmera digital que não utilizava memória interna mais sim disquetes para armazenamento, já um grande salto, na seqüência uma câmera digital Samsung, à época uma coisa impressionante.
Veja passei por todas essas evoluções, meu pai ainda continua com a sua máquina “analógica” feliz da vida.
Mas o que analiso desse fato, uma da constatação diária atualmente, o mundo esta evoluindo em uma velocidade que até grandes corporações como uma Kodak, perde o timing e fica fora do jogo.
Elejo como fato importante para essas situações acontecerem, a síndrome do “eu sou o maior e melhor”, essas grandes corporações sentam em cima da sua Grande Idéia e não evoluem. A luz desse fato podemos também falar sobre a BlockBuster que dominava o mercado de locação de filmes, que perdeu o timing da locação on-line e hoje corre atrás para recuperar o prejuízo competindo com empresas como Netfix, entre outras, que estão investindo alto nesse segmento.
Resta a Kodak um nicho de mercado pequeno em comparação algo mercado que tinham, os profissionais no ramo (apenas o que não se renderam ao digital).
Mas quero ir mais afundo nesse assunto e dizer que hoje essas grandes empresas competem com concorrentes que nem eles imaginavam a menos de 2 anos. Um exemplo claro disso, a meu ver, é o Instangr.am que transformou qualquer pessoa em uma fotografo “profissional” passível de colocar filtro e perspectivas nas fotos do dia a dia.
Revelar? Pra que? Tudo é hospedado em serviços on-line e até mesmo nas redes sociais. Quer conferir, basta ver a timeline da pessoa e pronto.
Sim a Kodak poderia ter se direcionado então para o mercado digital, se especializado em máquinas digitais.
Claro!
Porem esse mercado seguindo a evolução que já comentei é a próxima “bola da vez” a ver suas estruturas abaladas.
Porque?
O que uma câmera fotográfica faz, que um celular ou smartphone não faz?
Pense nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.