Pular para o conteúdo principal

Qual a sua definição para “bem sucedido”?

Há muito tempo fomos dominados e domados pelo mundo corporativo para imaginar ternos, gravatas, todo esse blá blá blá, mais inteligência técnica e emocional, perspicácia, habilidades de gestão, saber trabalhar em equipe, vivência internacional, além de, é claro, associar o termo ao dinheiro – muito dinheiro… Tem que ser super herói para reunir tanto atributo!

Quem disse que o tiozinho que vende pastel na feira não é bem sucedido, que o motorista de ônibus não é bem sucedido, que a dona de casa não é bem sucedida, que a revendedora Avon/Natura/Pierre Alexander ou seja lá qual for a empresa ‘milagreira’, não é bem sucedida…?

Bem sucedido é quem dorme tranquilo a noite sabendo que a satisfação de fazer o que gosta é maior que não receber rios de dinheiro. Veja bem, não estou dizendo que bonito não conseguir pagar as contas e ainda se orgulhar disso…estou dizendo e ouso até afirmar que o número de pessoas que faz realmente aquilo que gosta mesmo que isso signifique estar fora dos padrões é mínimo. fomos ensinados a se enquadrar pra ser aceito…

Escutei uma coisa interessante esses dias: “quando eu falo que sou professora de inglês as pessoas comentam: “legal, e vai começar a trabalhar quando?”

Quando você era pequeno, o que respondia quando sua tia, sua avó, ou a amiga da sua mãe perguntava: O que vai ser quando crescer? É…não tenho nenhum amigo astronauta, bombeiro, pintor, cantor….

Eu duvido que a resposta de alguém era: “ah, eu quero trabalhar no mundo corporativo, passar o cartão na catraca, ficar nervoso porque perdi o fretado, comer aquela overdose de salito do restaurante da empresa, esperar me descabelando por minha avaliação de desempenho e aprender um monte de palavras novas como feedback, up grade, gap, sinergia, …Ah, e não esquece de colocar aí que eu quero ter um chefe bem exigente que, além de ganhar mil vezes mais que eu e ter mil vezes menos competência ainda por cima não sabe reconhecer meu talento”

Onde será que foi parar aquilo que a gente REALMENTE queria fazer? Onde? Aquilo que fazia a gente sonhar acordado, imitar na frente do espelho, escrever a profissão no caderno, simular as perfomances?

Ah… não lembra? Não tem tempo pra pensar nisso agora? Eu entendo, agora é hora de ralar pra ser “‘bem sucedido” né …

por in Mercado

F: Omelhordomarketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Cuidado com quem sabe tudo

Cuidado com as pessoas que têm todas as respostas.  As pessoas sábias têm algumas respostas, mas também conhecem suas limitações.  As palavras "não sei" não estão longe de seus lábios. Cuidado com as pessoas que nunca estão erradas.  Eles estão errados demais, eles simplesmente não sabem disso.  "Eu estava errado", é uma admissão importante.  Isso indica que você provavelmente está lidando com uma pessoa sábia e honesta que está aprendendo continuamente. Fonte:  Cuidado com quem sabe tudo

Contrate pessoas que querem não só pessoas que precisam.

Existe uma linha que pode definir o sucesso ou fracasso de uma equipe e por consequência de uma empresa que é contratar pessoas porque elas precisam. Questão como responsabilidade social ainda pesam em algumas empresas. De maneira alguma quero dizer que isso é ruim ou que não pode ser um grande diferencial no mercado. Porém existe uma coisa muito importante nesse processo que é “a pessoa precisa querer” e  eu não estou falando que a pessoa precisar querer ser a presidente ou ter esse ou aquele cargo, a pessoa precisa querer ser melhor, a pessoa precisa querer de verdade. As oportunidades vêm e vão, e só quem quer e tem o mínimo de preparo ou quer de verdade é que vai conseguir sair à frente nas organizações. O fato importante é que uma empresa precisa ter uma definição muito clara do que é ter uma consciência social desenvolvida através do emprego ou ter uma visão assistencialista da sociedade. Hoje existe uma constante procura para se ter uma equipe de alto desemp...