Pular para o conteúdo principal

Nike Considered: Air Hobbit vs. Trash Talk

Em 2005, a Nike resolveu lançar sua primeira linha de tênis eco, chamada “Considered”. Dentro dessa linha, a empresa esperava especialmente uma boa resposta da bota para caminhadas, feita de fibras e com uma cara claramente ecofriendly. Críticos apelidaram as botas de Air Hobbit, fazendo menção aos pequenos heróis do Senhor dos Anéis. Em menos de um ano, os calçados, que custavam $110 o par, foram retirados das prateleiras.

Usamos esse case da Nike em nossas apresentações como um anti-exemplo da aplicação do Branding 3.0. Ou seja, uma marca tentando se tornar verde sem olhar para a sua essência, sem levar em consideração a sua história. A bota tinha um visual que poderia ser associado a marcas como Timberland ou Patagonia, mas nunca a Nike.

Com essa experiência, a Nike aprendeu que deveria continuar investindo em ecoinovação sim, mas de uma forma menos evidente, mais sutil para o consumidor final. A realidade é que quem compra produtos da Nike procura alta performance e velocidade, não ecologia e consciência ambiental.

Em 2009, a Nike reviu sua estratégia e lançou o Trash Talk, um tênis feito de sobras de produção. Couro, espuma e borracha são reaproveitados na confecção do tênis sem comprometer aspectos de performance. Para isso, a Nike desenvolveu uma tecnologia nova para costurar essas pequenas sobras de forma otimizada e rápida.

O produto conquistou não só o Ouro na categoria Ecodesign no Prêmio IDEA (International Design Excellence Awards) de 2009, como também o Prêmio Best of Show.

Ficamos muito orgulhosos de estar ao lado de um case de Branding 3.0 tão inspirador. O projeto Folhas da Tátil foi premiado com o Bronze na mesma categoria do IDEA.

F: Branding 3.0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Estúdio de Tatoo Samsung

Para promover o novo celular Samsung Corby, a Samsung colocou nas ruas um estúdio de tatuagem itinerante. Como assim? Uma Kombi foi transformada em um estiloso estúdio de tatuagem para celulares. Marco Andrezzo e sua assistente Roberta Magro percorreram diversos locais no Rio e São Paulo. O processo para tatuar é o mesmo, mudando só a forma como é “tatuado” no celular. Você troca uma idéia com o tatuador, ele desenha no papel, passa pro computador e uma máquina de mais de 200 kg passava à laser os desenhos de Marco para a capa do celular. No site www.tatueseucelular.com.br você acompanha como foi toda essa viagem através de fotos e uma websérie com a presença de Jimmy do Matanza, Gabi , Lia , Guima e várias pessoas que fizeram a tatoo nas ruas. F: Simviral

O Aplicativo Mãos No Volante.

A cada dia temos uma onda de novos aplicativos, APP, que facilitam, ajudam, organizam, atrapalham, guiam, entretêm... a lista não para de crescer. Mais um no dia de hoje me chamou a atenção o APP “Mãos no Volante”, desenvolvido pelo Governo Federal, disponível para o Android. Mas afinal o que faz esse aplicativo? Simples ele bloqueia as ligações enquanto você esta dirigindo, retornando uma mensagem que você liga mais tarde. http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/aplicativo-bloqueia-chamadas-de-celular-enquanto-dono-dirige.html Legal, bacana, uma forma simpática de comunicar que você não pode falar. Mas não quero discutir aqui a consciência de cada uma em atender o celular ao volante, mas sim, a realidade que você deve estar sempre disponível para as pessoas que te ligam. Só é necessário um APP com essa finalidade porque hoje, não atender o celular esta quase virando o 8º pecado capital, você tem que estar 100% do seu tempo disponível para quem te l...