Pular para o conteúdo principal

O momento de escolher um parceiro em branding

Sabemos que a força de uma marca está na avaliação positiva e na relação criada junto aos consumidores. A geração de confiança acontece exatamente quando esta marca consegue transmitir ao mercado e aos consumidores/shoppers todos os atributos que desejam. E quando se atinge este objetivo, podemos vislumbrar a lucratividade de uma empresa no longo prazo.
É possível identificar o que um shopper ou consumidor deseja a partir de uma pesquisa de mercado. Porém, como proporcionar isso a eles? E, para o futuro, como manter estes atributos? São muitos os questionamentos e, talvez, poucas as respostas.
Os serviços de branding têm exatamente este objetivo: fazer a gestão da marca e a construção da imagem junto ao consumidor e ao mercado. Trata-se de um processo longo, com inúmeras etapas. E tudo começa com um amplo diagnóstico da marca, que busca identificar toda a sua essência. Costumamos dizer que cada marca é como uma pessoa, que deve ter a sua personalidade própria, cuidadosamente criada e desenvolvida. Quando falamos em branding, estamos atuando na identificação das características desta marca e como ela deve se posicionar no mercado para despertar a atenção do consumidor, mostrar a sua personalidade e construir uma relação de longo prazo.
Atualmente, o valor da marca já faz parte dos balanços anuais de algumas empresas, tamanha a sua importância. Porém, muitas companhias ainda não dispõem internamente de conhecimentos e ferramentas para verificar o real valor de suas marcas e identificar, imparcialmente, os atributos necessários para aprimorar a relação com o consumidor. Mas, se há dentro da empresa a identificação da necessidade de se trabalhar a marca junto ao público-alvo, pode ser o momento de buscar um parceiro para desenvolver ações estratégicas e eficazes.
Antes de iniciar um processo de branding, no entanto, a empresa precisa estar muito aberta a ouvir opiniões diferentes. E muitos destes pontos-de-vista podem não ser tão animadores e positivos. De acordo com o momento da empresa e os objetivos, o parceiro escolhido pode sugerir pequenas ou grandes mudanças.
É preciso sempre estar ciente que a construção de uma marca não é feita simplesmente por meio de folheteria ou criação de um novo design para a logomarca. É muito mais complexo e estratégico. Por isso, o trabalho precisa ser conduzido de forma integrada, com boas ferramentas, metodologias específicas e processo. É preciso sempre reunir atributos como inteligência, criatividade e inovação. Além disso, é preciso ter certeza que o parceiro poderá assessorar a empresa em todo o processo, do início ao fim.

Por Leonardo Lanzetta, sócio e diretor executivo da DIA comunicação e diretor de imagem corporativa do POPAI Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Estúdio de Tatoo Samsung

Para promover o novo celular Samsung Corby, a Samsung colocou nas ruas um estúdio de tatuagem itinerante. Como assim? Uma Kombi foi transformada em um estiloso estúdio de tatuagem para celulares. Marco Andrezzo e sua assistente Roberta Magro percorreram diversos locais no Rio e São Paulo. O processo para tatuar é o mesmo, mudando só a forma como é “tatuado” no celular. Você troca uma idéia com o tatuador, ele desenha no papel, passa pro computador e uma máquina de mais de 200 kg passava à laser os desenhos de Marco para a capa do celular. No site www.tatueseucelular.com.br você acompanha como foi toda essa viagem através de fotos e uma websérie com a presença de Jimmy do Matanza, Gabi , Lia , Guima e várias pessoas que fizeram a tatoo nas ruas. F: Simviral

O Aplicativo Mãos No Volante.

A cada dia temos uma onda de novos aplicativos, APP, que facilitam, ajudam, organizam, atrapalham, guiam, entretêm... a lista não para de crescer. Mais um no dia de hoje me chamou a atenção o APP “Mãos no Volante”, desenvolvido pelo Governo Federal, disponível para o Android. Mas afinal o que faz esse aplicativo? Simples ele bloqueia as ligações enquanto você esta dirigindo, retornando uma mensagem que você liga mais tarde. http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/aplicativo-bloqueia-chamadas-de-celular-enquanto-dono-dirige.html Legal, bacana, uma forma simpática de comunicar que você não pode falar. Mas não quero discutir aqui a consciência de cada uma em atender o celular ao volante, mas sim, a realidade que você deve estar sempre disponível para as pessoas que te ligam. Só é necessário um APP com essa finalidade porque hoje, não atender o celular esta quase virando o 8º pecado capital, você tem que estar 100% do seu tempo disponível para quem te l...