Pular para o conteúdo principal

O momento de escolher um parceiro em branding

Sabemos que a força de uma marca está na avaliação positiva e na relação criada junto aos consumidores. A geração de confiança acontece exatamente quando esta marca consegue transmitir ao mercado e aos consumidores/shoppers todos os atributos que desejam. E quando se atinge este objetivo, podemos vislumbrar a lucratividade de uma empresa no longo prazo.
É possível identificar o que um shopper ou consumidor deseja a partir de uma pesquisa de mercado. Porém, como proporcionar isso a eles? E, para o futuro, como manter estes atributos? São muitos os questionamentos e, talvez, poucas as respostas.
Os serviços de branding têm exatamente este objetivo: fazer a gestão da marca e a construção da imagem junto ao consumidor e ao mercado. Trata-se de um processo longo, com inúmeras etapas. E tudo começa com um amplo diagnóstico da marca, que busca identificar toda a sua essência. Costumamos dizer que cada marca é como uma pessoa, que deve ter a sua personalidade própria, cuidadosamente criada e desenvolvida. Quando falamos em branding, estamos atuando na identificação das características desta marca e como ela deve se posicionar no mercado para despertar a atenção do consumidor, mostrar a sua personalidade e construir uma relação de longo prazo.
Atualmente, o valor da marca já faz parte dos balanços anuais de algumas empresas, tamanha a sua importância. Porém, muitas companhias ainda não dispõem internamente de conhecimentos e ferramentas para verificar o real valor de suas marcas e identificar, imparcialmente, os atributos necessários para aprimorar a relação com o consumidor. Mas, se há dentro da empresa a identificação da necessidade de se trabalhar a marca junto ao público-alvo, pode ser o momento de buscar um parceiro para desenvolver ações estratégicas e eficazes.
Antes de iniciar um processo de branding, no entanto, a empresa precisa estar muito aberta a ouvir opiniões diferentes. E muitos destes pontos-de-vista podem não ser tão animadores e positivos. De acordo com o momento da empresa e os objetivos, o parceiro escolhido pode sugerir pequenas ou grandes mudanças.
É preciso sempre estar ciente que a construção de uma marca não é feita simplesmente por meio de folheteria ou criação de um novo design para a logomarca. É muito mais complexo e estratégico. Por isso, o trabalho precisa ser conduzido de forma integrada, com boas ferramentas, metodologias específicas e processo. É preciso sempre reunir atributos como inteligência, criatividade e inovação. Além disso, é preciso ter certeza que o parceiro poderá assessorar a empresa em todo o processo, do início ao fim.

Por Leonardo Lanzetta, sócio e diretor executivo da DIA comunicação e diretor de imagem corporativa do POPAI Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Cuidado com quem sabe tudo

Cuidado com as pessoas que têm todas as respostas.  As pessoas sábias têm algumas respostas, mas também conhecem suas limitações.  As palavras "não sei" não estão longe de seus lábios. Cuidado com as pessoas que nunca estão erradas.  Eles estão errados demais, eles simplesmente não sabem disso.  "Eu estava errado", é uma admissão importante.  Isso indica que você provavelmente está lidando com uma pessoa sábia e honesta que está aprendendo continuamente. Fonte:  Cuidado com quem sabe tudo

Estúdio de Tatoo Samsung

Para promover o novo celular Samsung Corby, a Samsung colocou nas ruas um estúdio de tatuagem itinerante. Como assim? Uma Kombi foi transformada em um estiloso estúdio de tatuagem para celulares. Marco Andrezzo e sua assistente Roberta Magro percorreram diversos locais no Rio e São Paulo. O processo para tatuar é o mesmo, mudando só a forma como é “tatuado” no celular. Você troca uma idéia com o tatuador, ele desenha no papel, passa pro computador e uma máquina de mais de 200 kg passava à laser os desenhos de Marco para a capa do celular. No site www.tatueseucelular.com.br você acompanha como foi toda essa viagem através de fotos e uma websérie com a presença de Jimmy do Matanza, Gabi , Lia , Guima e várias pessoas que fizeram a tatoo nas ruas. F: Simviral