O nome do site de buscas mais conhecido do mundo, o Google, foi eleito a palavra da década em pesquisa realiza pela empresa American Dialect Society. O termo virou um sinônimo para pesquisas na internet: “Dê um Google nisso”.
De acordo com o portal Info Online, a palavra superou "nine eleven", referente ao ataque terrorista de 11 de setembro, blog, green e Wi-Fi. Em 2009, tweet foi o termo do ano e "fail" foi eleita a palavra mais útil.
Os responsáveis pela eleição afirmaram que as palavras são estudadas e selecionadas por editores, etimologistas, gramáticos, historiadores, linguistas e lexicógrafos. Depois dessa etapa, elas são votadas entre eles em dois turnos.
Poder
Dados publicados em dezembro do ano passado davam conta do poderio do Google especialmente no mercado de buscas. Um estudo realizado pela empresa de estatística comScore apontou que 65,6% dos internautas norte-americanos preferiram o serviço de buscas do Google em novembro.
O estudo lista na sequência o Yahoo!, com 17,5% de participação no mercado, seguido pelo Bing, da Microsoft, que representa 10,3% dos usuários de internet.
Contraponto
Em paralelo à alta do nome Google, críticas surgem contra a companhia. Em declaração concedida no início desta semana, a ministra da justiça alemã, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, considerou que a empresa está se transformando em um “monopólio gigante” e pode enfrentar ações legais se não for mais transparente,
Em entrevistas à revista semanal Der Spiegel, ela mostrou preocupação de que a empresa ganhasse muito poder e informação sobre os cidadãos via programas como Google Earth e Google Books.
“Inicialmente, eu não baniria ou pararia alguma coisa, mas quero criar mais transparência e assegurar que os usuários saibam o que acontece com suas informações”, afirmou a ministra.
“Acredito que a empresa tenha obrigações e muitas coisas devem ser melhoradas. Se isso não acontecer logo, deveremos tomar ações legais.”
F: Adnews
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