Pular para o conteúdo principal

Google é eleita palavra da década

O nome do site de buscas mais conhecido do mundo, o Google, foi eleito a palavra da década em pesquisa realiza pela empresa American Dialect Society. O termo virou um sinônimo para pesquisas na internet: “Dê um Google nisso”.

De acordo com o portal Info Online, a palavra superou "nine eleven", referente ao ataque terrorista de 11 de setembro, blog, green e Wi-Fi. Em 2009, tweet foi o termo do ano e "fail" foi eleita a palavra mais útil.

Os responsáveis pela eleição afirmaram que as palavras são estudadas e selecionadas por editores, etimologistas, gramáticos, historiadores, linguistas e lexicógrafos. Depois dessa etapa, elas são votadas entre eles em dois turnos.

Poder

Dados publicados em dezembro do ano passado davam conta do poderio do Google especialmente no mercado de buscas. Um estudo realizado pela empresa de estatística comScore apontou que 65,6% dos internautas norte-americanos preferiram o serviço de buscas do Google em novembro.

O estudo lista na sequência o Yahoo!, com 17,5% de participação no mercado, seguido pelo Bing, da Microsoft, que representa 10,3% dos usuários de internet.

Contraponto

Em paralelo à alta do nome Google, críticas surgem contra a companhia. Em declaração concedida no início desta semana, a ministra da justiça alemã, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, considerou que a empresa está se transformando em um “monopólio gigante” e pode enfrentar ações legais se não for mais transparente,

Em entrevistas à revista semanal Der Spiegel, ela mostrou preocupação de que a empresa ganhasse muito poder e informação sobre os cidadãos via programas como Google Earth e Google Books.

“Inicialmente, eu não baniria ou pararia alguma coisa, mas quero criar mais transparência e assegurar que os usuários saibam o que acontece com suas informações”, afirmou a ministra.

“Acredito que a empresa tenha obrigações e muitas coisas devem ser melhoradas. Se isso não acontecer logo, deveremos tomar ações legais.”

F: Adnews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

O que é Crowdsourcing Crowdfunding Crowdlearning

Acho que o conhecimento esta se transformando a cada dia a cada hora, não vejo mais as instituições de ensino como as "detentoras" do conhecimento, pelo menos e principalmente na área de comunicação onde eu atuo. Nas internet e nas redes sociais então, vejo que quem esta ensinando esta aprendendo junto. Umas das minhas proposta com o Blog do Mídio é  reunir conhecimento pois as vezes é complicado lembrar de todos esses conceitos. Abaixo tenho um post muito interessante do que vi no Midia Boom  que trás 3 conceitos de colaboração on line. Crowdsourcing que já temos um post aqui, mas que aqui tem uma interpretação um pouco diferente. O  crowdsourcing  é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.