Pular para o conteúdo principal

Consumidores “gasosos”

Em 1859, o famoso naturalista inglês Charles Darwin lançou as bases da teoria sobre a seleção natural, que se contrapunha aos conceitos vigentes da “origem divina do homem” (Adão e Eva). Nesta obra, que na sexta edição, em 1872, recebeu o nome de “A Origem das Espécies”, a citação “Não é a espécie mais forte que sobrevive, tampouco a mais inteligente. É a mais adaptável às mudanças” é, a meu ver, mais atual do que nunca.

O constante barateamento das novas tecnologias para comunicação com consumidores, em especial aquelas disponíveis para transmitir informações, para nos manter conectados 24 horas por dia, resulta no surgimento de inúmeras mídias e das redes sociais.

Nos Estados Unidos, as três maiores redes de TV aberta (lá existem mais de 200 canais a cabo), ABC, CBS e NBC, têm, juntas, 10 milhões de expectadores únicos/mês. Já o MySpace, o YouTube e o Facebook recebem mais de 250 milhões de visitantes únicos/mês. E veja que estes sites não existiam há seis anos! No Brasil, o acesso às redes sociais, por telefones móveis, aumentou de 5,7%, em 2009, para 12%, neste ano. Um crescimento de 111% em quatro meses!

Volatilidade
O gás é um dos estados da matéria. Não tem forma ou volume definidos. Consiste em uma coleção de partículas cujos movimentos são aleatórios. Neste contexto, entendo que os consumidores comportam-se hoje como se estivessem em “estado gasoso”.

São partículas de nossa sociedade que prezam suas individualidades e as expressam, por meio de vários meios, mas que podem rapidamente se unir, para atuarem em grupos sobre as causas que lhes sejam relevantes. Crescentemente voláteis, podem mudar rapidamente suas atitudes baseadas em fontes de informação totalmente dispersas.

Neste cenário, as marcas que quiserem permanecer em seus mercados têm que ser muito flexíveis e rápidas, para entender os novos processos de comunicação com seus públicos e para se adaptarem continuamente a canais em acelerada mutação.

Para se comunicar de forma eficiente, o novo desafio das marcas será o de aprender a trabalhar cada possível ponto de contato, cada mídia, com sua linguagem própria, para se conectar, de forma relevante, com consumidores cada vez mais “gasosos”.

Gilberto Strunck (Sócio-Diretor da DIA Comunicação. Autor de vários livros sobre design, é Professor da UFRJ, UniversidadeFederal do Rio de Janeiro, Conselheiro do POPAI Brasil e membro do Bord Internacional desta entidade.

Fonte: Mundo do Marketing (www.mundodomarketing.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Estúdio de Tatoo Samsung

Para promover o novo celular Samsung Corby, a Samsung colocou nas ruas um estúdio de tatuagem itinerante. Como assim? Uma Kombi foi transformada em um estiloso estúdio de tatuagem para celulares. Marco Andrezzo e sua assistente Roberta Magro percorreram diversos locais no Rio e São Paulo. O processo para tatuar é o mesmo, mudando só a forma como é “tatuado” no celular. Você troca uma idéia com o tatuador, ele desenha no papel, passa pro computador e uma máquina de mais de 200 kg passava à laser os desenhos de Marco para a capa do celular. No site www.tatueseucelular.com.br você acompanha como foi toda essa viagem através de fotos e uma websérie com a presença de Jimmy do Matanza, Gabi , Lia , Guima e várias pessoas que fizeram a tatoo nas ruas. F: Simviral

O Aplicativo Mãos No Volante.

A cada dia temos uma onda de novos aplicativos, APP, que facilitam, ajudam, organizam, atrapalham, guiam, entretêm... a lista não para de crescer. Mais um no dia de hoje me chamou a atenção o APP “Mãos no Volante”, desenvolvido pelo Governo Federal, disponível para o Android. Mas afinal o que faz esse aplicativo? Simples ele bloqueia as ligações enquanto você esta dirigindo, retornando uma mensagem que você liga mais tarde. http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/aplicativo-bloqueia-chamadas-de-celular-enquanto-dono-dirige.html Legal, bacana, uma forma simpática de comunicar que você não pode falar. Mas não quero discutir aqui a consciência de cada uma em atender o celular ao volante, mas sim, a realidade que você deve estar sempre disponível para as pessoas que te ligam. Só é necessário um APP com essa finalidade porque hoje, não atender o celular esta quase virando o 8º pecado capital, você tem que estar 100% do seu tempo disponível para quem te l...