Pular para o conteúdo principal

Crowdsourcing é a nova moda?



De tempos em tempos uma nova moda aparece no mercado de internet. Ora o Orkut, ora o Facebook,ora a web 3.0. Muitos ficam, outros somem, mas de qualquer forma, serve para os teóricos e gurus de todo o mundo terem pauta para assassinarem antigas mídias com as novas mídias, bom, a última foi no DigitalAge2.0 de 2011, que um teórico disse que as Redes Sociais vão matar os buscadores. Parece piada, mas o cara é pago para falar isso! E pessoas pagam para ouvir.
Poderia dizer piadas a parte, voltemos ao texto, mas infelizmente não é piada, mas mesmo assim voltemos ao texto. O Crowdsourcing parece ir por esse lado de mais nova moda das marcas. É bonito falar termos em inglês, dá ideia de grandeza frente ao mercado e ao anunciante, mas será que estamos vendo uma revolução ou outro mais do mesmo com nome diferente?
O conceito é muito interessante, não há duvida, é o uso da inteligência e conhecimentos coletivos espalhados pela internet para resolver problemas, normalmente as marcas recolhem essa inteligência que as pessoas postam gratuitamente. Não há mais dúvidas, pelo menos na minha modesta opinião, de que as pessoas gostam de compartilhar conhecimento. Nesse momento, você está lendo um material que estou produzindo gratuitamente por simples prazer. Assim como eu, milhares de pessoas no mundo inteiro fazem o mesmo, aliás, fazem até muito mais do que esse simples artigo.
Mas será que isso já não é feito há vários anos? Um dos primeiros passos de grandes empresas para lançar um produto é ir ao mercado saber a sua aceitação, ou seja, é perguntar as pessoas o que elas querem em um determinado produto. Como sempre digo em aulas, as Mídias Sociais são grande fonte de pesquisas, mas pesquisas já eram feitas antes da Internet, esse canal, só potencializou as marcas a descobrirem o que o consumidor quer.
A dica que dou nesse artigo é não usar o conceito de crowdsourcing apenas por “moda” e sim como entendimento do que o consumidor quer. Saiba compreender a mensagem que o consumidor passa quando o que ele escreve tem a ver com a marca ou produto que você está trabalhando. Planners devem ficar atentos a isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Cuidado com quem sabe tudo

Cuidado com as pessoas que têm todas as respostas.  As pessoas sábias têm algumas respostas, mas também conhecem suas limitações.  As palavras "não sei" não estão longe de seus lábios. Cuidado com as pessoas que nunca estão erradas.  Eles estão errados demais, eles simplesmente não sabem disso.  "Eu estava errado", é uma admissão importante.  Isso indica que você provavelmente está lidando com uma pessoa sábia e honesta que está aprendendo continuamente. Fonte:  Cuidado com quem sabe tudo

Estúdio de Tatoo Samsung

Para promover o novo celular Samsung Corby, a Samsung colocou nas ruas um estúdio de tatuagem itinerante. Como assim? Uma Kombi foi transformada em um estiloso estúdio de tatuagem para celulares. Marco Andrezzo e sua assistente Roberta Magro percorreram diversos locais no Rio e São Paulo. O processo para tatuar é o mesmo, mudando só a forma como é “tatuado” no celular. Você troca uma idéia com o tatuador, ele desenha no papel, passa pro computador e uma máquina de mais de 200 kg passava à laser os desenhos de Marco para a capa do celular. No site www.tatueseucelular.com.br você acompanha como foi toda essa viagem através de fotos e uma websérie com a presença de Jimmy do Matanza, Gabi , Lia , Guima e várias pessoas que fizeram a tatoo nas ruas. F: Simviral