Pular para o conteúdo principal

Ache, Veja, Compartilhe! (ou não)



Na semana que passou tivemos uma grande movimentação em torno do tema Download, tudo começou com um projeto chamado SOPA - Stop Online Piracy Act -  que tinha como meta colocar regras e acabar com o download “ilegal” que infrinja as leis de direitos autorais.
Esse assunto com certeza não pode ser discutido da forma que foi, por imposição, afinal de contas estamos falando da nova realidade mundial que é o compartilhamento de conteúdo. Hoje tudo que fala, se move, brilha ou simplesmente não faz nada, pode ser gravado e compartilhado, claro, isso em simplificando as coisas, em esferas maiores temos as grandes gravadoras e distribuidores de conteúdo que estão vendo suas criações rodarem o mundo sem ganhar o seu dinheiro.
Essa situação é complexa e desde os tempos de Napster em 1999, que temos uma evolução acontecendo no direito autoral.
Qual a solução para essa situação? Particularmente não vejo uma. 
Pois na minha opinião não se trata de uma situação, que pode ser resolvida, mas sim uma evolução que deve ser entendida e absorvida pela sociedade.
O download (ilegal ou não) nunca vai acabar, pois dentro da evolução que a internet passou, as formas de publicar conteúdo se transformar a cada dia e não adianta as “autoridades” buscarem formas de impedir isso que não conseguirão.
Prova disso é o movimento Anonumoys que esta mostrando a força que a coletividade na internet tem, hoje mesmo divulgou o endereço para baixar toda a lista de músicas do acervo da Sony, todo o catálogo dos últimos 11 anos, via Torrent. Sabe o que é isso? Para eles um pequena mostra do que podem fazer. Semana derrubaram o site de diversas instituições e empresas desse ramos como a Universal Music, em uma operação chamada  #OpMegaupload ou #OpPayback, represália ao fechamento do site Megaupload, que acabou resultando também na suspensão dos serviços do FileServe.
Vejam só a escala de acontecimentos decorrentes desse projeto SOPA, que foi retirado do congresso americano pelo seu autor o deputado Lamar Smith, que declarou “Está claro que precisamos rever nossa abordagem para chegar na melhor maneira de lidar com o problema de ladrões estrangeiros roubando e vendendo produtos e invenções americanos”, disse o deputado em entrevista à Reuters.
Ladrões Estrangeiros? Só se o mundo for um estrangeiro para esse cidadão norte americano.
Agora sejamos francos, ele não retirou esse projeto para revisões, mas sim, porque não imaginava que iria ter uma franca reação em tempo tão curto e de maneira tão pesada.
O que vem pela frente eu não sei, mas acho que esse deputado, balançou um vespeiro de muito grande, que vai soltar suas ferroadas, doa, a quem doer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Estúdio de Tatoo Samsung

Para promover o novo celular Samsung Corby, a Samsung colocou nas ruas um estúdio de tatuagem itinerante. Como assim? Uma Kombi foi transformada em um estiloso estúdio de tatuagem para celulares. Marco Andrezzo e sua assistente Roberta Magro percorreram diversos locais no Rio e São Paulo. O processo para tatuar é o mesmo, mudando só a forma como é “tatuado” no celular. Você troca uma idéia com o tatuador, ele desenha no papel, passa pro computador e uma máquina de mais de 200 kg passava à laser os desenhos de Marco para a capa do celular. No site www.tatueseucelular.com.br você acompanha como foi toda essa viagem através de fotos e uma websérie com a presença de Jimmy do Matanza, Gabi , Lia , Guima e várias pessoas que fizeram a tatoo nas ruas. F: Simviral

O Aplicativo Mãos No Volante.

A cada dia temos uma onda de novos aplicativos, APP, que facilitam, ajudam, organizam, atrapalham, guiam, entretêm... a lista não para de crescer. Mais um no dia de hoje me chamou a atenção o APP “Mãos no Volante”, desenvolvido pelo Governo Federal, disponível para o Android. Mas afinal o que faz esse aplicativo? Simples ele bloqueia as ligações enquanto você esta dirigindo, retornando uma mensagem que você liga mais tarde. http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/aplicativo-bloqueia-chamadas-de-celular-enquanto-dono-dirige.html Legal, bacana, uma forma simpática de comunicar que você não pode falar. Mas não quero discutir aqui a consciência de cada uma em atender o celular ao volante, mas sim, a realidade que você deve estar sempre disponível para as pessoas que te ligam. Só é necessário um APP com essa finalidade porque hoje, não atender o celular esta quase virando o 8º pecado capital, você tem que estar 100% do seu tempo disponível para quem te l...