Pular para o conteúdo principal

O que é Social Commerce?

Este tipo de comércio evoluiu muito com o crescimento das ferramentas da web 2.0. Mas por quê? Bom, as mídias sociais apareceram nos últimos anos como uma revolução não apenas da comunicação, mas da sociedade. Esse tipo de comércio se baseia na interação social para levar a uma venda, é a participação dos consumidores em novas vendas, trocas e no pós-venda.

A partir do momento que o internauta faz um comentário sobre o produto, deixa uma avaliação sobre o processo de compra e/ou ajuda outro usuário que quer comprar ou acabou de comprar um produto, está sendo feito a prática de social commerce.

A caracterização deste comércio social se da quando o usuário passa a fazer parte de todo o processo que envolve uma troca de valores. Este termo não surgiu com as mídias sociais, mas foi potencializado por elas e hoje é uma grande ferramenta muito utilizando dentro do marketing digital.

O que é Behavioral Commerce?

Este tipo de comércio utiliza o comportamento humano como arma para vender. Assim como o social commerce, este tipo de comércio não surgiu junto com as novas mídias, comércio eletrônico ou qualquer meio digital, existe desde que o ser humano começou a analisar o consumidor para adequar a sua venda. O behavioral commerce é, de forma simples, a analise e identificação do comportamento humano e usar o resultado disso para gerar uma venda.

Um exemplo dentro deste tipo de comércio é o utilizado hoje em dia pelas empresas de compra coletiva: As empresas perceberam que existem muitos consumidores que são envolvidos pela adrenalina e fazem as famosas compras por impulso. Analisando este comportamento humano bastante comum, as empresas perceberam que é possível oferecer um serviço que tem limite de tempo, promoção válida por 1 dia. Dependendo de que horas você tem acesso a oferta, você pode ter só algumas horas para decidir se vai aceitar o que lhe foi oferecido, sabendo que se não aproveitar o desconto, pode acabar nunca mais conseguindo ir naquele lugar.

E qual a diferença entre Social Commerce e Behavioral Commerce?

A grande diferença entre ambos é o que eles exploram. Enquanto o Social Commerce explora a interação social, troca de ideias, comentários, avaliações e usa isso a favor dos bons produtos, o Behavioral Commerce presta atenção nos comportamento humanos para identificar a melhor forma de vender para aquele segmento. Enquanto uma utiliza um número maior de informações para vender a outra estratégia utiliza uma lógica mais impulsiva.

F: Midiatismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Estúdio de Tatoo Samsung

Para promover o novo celular Samsung Corby, a Samsung colocou nas ruas um estúdio de tatuagem itinerante. Como assim? Uma Kombi foi transformada em um estiloso estúdio de tatuagem para celulares. Marco Andrezzo e sua assistente Roberta Magro percorreram diversos locais no Rio e São Paulo. O processo para tatuar é o mesmo, mudando só a forma como é “tatuado” no celular. Você troca uma idéia com o tatuador, ele desenha no papel, passa pro computador e uma máquina de mais de 200 kg passava à laser os desenhos de Marco para a capa do celular. No site www.tatueseucelular.com.br você acompanha como foi toda essa viagem através de fotos e uma websérie com a presença de Jimmy do Matanza, Gabi , Lia , Guima e várias pessoas que fizeram a tatoo nas ruas. F: Simviral

O Aplicativo Mãos No Volante.

A cada dia temos uma onda de novos aplicativos, APP, que facilitam, ajudam, organizam, atrapalham, guiam, entretêm... a lista não para de crescer. Mais um no dia de hoje me chamou a atenção o APP “Mãos no Volante”, desenvolvido pelo Governo Federal, disponível para o Android. Mas afinal o que faz esse aplicativo? Simples ele bloqueia as ligações enquanto você esta dirigindo, retornando uma mensagem que você liga mais tarde. http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/aplicativo-bloqueia-chamadas-de-celular-enquanto-dono-dirige.html Legal, bacana, uma forma simpática de comunicar que você não pode falar. Mas não quero discutir aqui a consciência de cada uma em atender o celular ao volante, mas sim, a realidade que você deve estar sempre disponível para as pessoas que te ligam. Só é necessário um APP com essa finalidade porque hoje, não atender o celular esta quase virando o 8º pecado capital, você tem que estar 100% do seu tempo disponível para quem te l...