Pular para o conteúdo principal

O que é Social Commerce?

Este tipo de comércio evoluiu muito com o crescimento das ferramentas da web 2.0. Mas por quê? Bom, as mídias sociais apareceram nos últimos anos como uma revolução não apenas da comunicação, mas da sociedade. Esse tipo de comércio se baseia na interação social para levar a uma venda, é a participação dos consumidores em novas vendas, trocas e no pós-venda.

A partir do momento que o internauta faz um comentário sobre o produto, deixa uma avaliação sobre o processo de compra e/ou ajuda outro usuário que quer comprar ou acabou de comprar um produto, está sendo feito a prática de social commerce.

A caracterização deste comércio social se da quando o usuário passa a fazer parte de todo o processo que envolve uma troca de valores. Este termo não surgiu com as mídias sociais, mas foi potencializado por elas e hoje é uma grande ferramenta muito utilizando dentro do marketing digital.

O que é Behavioral Commerce?

Este tipo de comércio utiliza o comportamento humano como arma para vender. Assim como o social commerce, este tipo de comércio não surgiu junto com as novas mídias, comércio eletrônico ou qualquer meio digital, existe desde que o ser humano começou a analisar o consumidor para adequar a sua venda. O behavioral commerce é, de forma simples, a analise e identificação do comportamento humano e usar o resultado disso para gerar uma venda.

Um exemplo dentro deste tipo de comércio é o utilizado hoje em dia pelas empresas de compra coletiva: As empresas perceberam que existem muitos consumidores que são envolvidos pela adrenalina e fazem as famosas compras por impulso. Analisando este comportamento humano bastante comum, as empresas perceberam que é possível oferecer um serviço que tem limite de tempo, promoção válida por 1 dia. Dependendo de que horas você tem acesso a oferta, você pode ter só algumas horas para decidir se vai aceitar o que lhe foi oferecido, sabendo que se não aproveitar o desconto, pode acabar nunca mais conseguindo ir naquele lugar.

E qual a diferença entre Social Commerce e Behavioral Commerce?

A grande diferença entre ambos é o que eles exploram. Enquanto o Social Commerce explora a interação social, troca de ideias, comentários, avaliações e usa isso a favor dos bons produtos, o Behavioral Commerce presta atenção nos comportamento humanos para identificar a melhor forma de vender para aquele segmento. Enquanto uma utiliza um número maior de informações para vender a outra estratégia utiliza uma lógica mais impulsiva.

F: Midiatismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Daqui a pouco vou ter que comprar um IPhone, só para poder "brincar" com esses aplicativos (muito legais) que lançam a cada dia. -- O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone . Intitulada “Presença” , a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização. O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real. Com criação da Insula/NeogamaBBH , e produção da Maya , o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil. F: Brainstron#9

Cuidado com quem sabe tudo

Cuidado com as pessoas que têm todas as respostas.  As pessoas sábias têm algumas respostas, mas também conhecem suas limitações.  As palavras "não sei" não estão longe de seus lábios. Cuidado com as pessoas que nunca estão erradas.  Eles estão errados demais, eles simplesmente não sabem disso.  "Eu estava errado", é uma admissão importante.  Isso indica que você provavelmente está lidando com uma pessoa sábia e honesta que está aprendendo continuamente. Fonte:  Cuidado com quem sabe tudo

Contrate pessoas que querem não só pessoas que precisam.

Existe uma linha que pode definir o sucesso ou fracasso de uma equipe e por consequência de uma empresa que é contratar pessoas porque elas precisam. Questão como responsabilidade social ainda pesam em algumas empresas. De maneira alguma quero dizer que isso é ruim ou que não pode ser um grande diferencial no mercado. Porém existe uma coisa muito importante nesse processo que é “a pessoa precisa querer” e  eu não estou falando que a pessoa precisar querer ser a presidente ou ter esse ou aquele cargo, a pessoa precisa querer ser melhor, a pessoa precisa querer de verdade. As oportunidades vêm e vão, e só quem quer e tem o mínimo de preparo ou quer de verdade é que vai conseguir sair à frente nas organizações. O fato importante é que uma empresa precisa ter uma definição muito clara do que é ter uma consciência social desenvolvida através do emprego ou ter uma visão assistencialista da sociedade. Hoje existe uma constante procura para se ter uma equipe de alto desemp...